Image Map

O Jeans nosso de cada dia!

Por: Fael Souza

Olá pessoal! Como é bom voltar a escrever para vocês, espero que estejam gostando das mudanças do blog, e também das muitas que estão por vir. Pra começar bem essa nova temporada, resolvi falar sobre uma coisa que ninguém vive sem: JEANS! Na verdade eu tinha tantas coisas em mente, mas achei que seria legal falar sobre esse assunto, porque talvez vocês nem imaginem o quanto de história existe por traz desse nosso jeans de cada dia, vamos lá então.



Bom, para começo de conversa o jeans nasceu por volta de 1850, quando Levi Straus percebeu que a roupa de trabalho dos mineradores não eram resistentes o suficiente para o trabalho, resolveu então usar a lona que usavam nas barracas para produzir roupas de trabalho para esse mineradores. Inicialmente esse tecido ainda de cor marrom, fez sucesso entre esses trabalhadores, mas ainda não era perfeito, pois os bolsos soltavam com o peso do material carregado pelos trabalhadores, foi então que Jacob Davis propôs o uso de rebites para reforçar as costuras, ideia que foi super aprovada por Levi.

A fim de comercializar a peça com a marca Levi's, Levi Straus foi à procura de um tecido que fosse tão resistente quanto a lona, mas que fosse confortável. E foi o que ele encontrou nas roupas dos marinheiros de Gênova, que era uma fibra de algodão azul vinda da região de Nímes ("de Nímes" que futuramente se tornou  "Denim" que também denomina o tecido usado na fabricação do jeans) A cor azulada do jeans, também chamada de "indigo" é uma coloração inicialmente na cor verde, e conforme o processo se torna azul.

Em 1890 foi criada a 501, modelo de calça com 5 bolsos, que foi o modelo mais famoso da Levi's. Depois disso o jeans foi ganhando as ruas, primeiramente entre os hippies como sinônimo de rebeldia, depois passou a ser usado por celebridades como Elvis Presley, Marilyn Monroe e James Dean. E só em 1980 o jeans entrou para a moda nas ruas, vitrines e passarelas, se tornando peça essencial no dia-a-dia das pessoas.

Além de muitas modelagens e tipos de jeans, esse clássico da moda, ganha vários tipos de lavagens e variação de cores, são tantos que fica até difícil de explicar um por um. Separei alguns pra mostrar pra vocês:


Índigo: É o tradicional jeans azul, aquele clássico que todo mundo conhece, é a lavagem mais simples, que antigamente era produzida através de uma planta Indigofera tinctoria (ou simplesmente "anil" como muitos conhecem), mas hoje em dia esse processo é feito de forma sintética.
Délavé: (fala-se "dêlavê") Esse já uma lavagem de jeans mais desbotada, obtida através de produtos químicos. A cor característica deste jeans é um tom bem claro de azul, mais claro que azul bebê.
Blue jeans: Normalmente mais aplicadas em brim e chambray (tipos de jeans mais leves) essa lavagem tem um tom médio de azul vivo, obtém-se essa cor através de um processo de tingimento mais curto.
Dark Índigo: Esse tipo de jeans recebe uma dupla lavagem para que fique assim bem escuro. É o mesmo índigo tradicional, mas bem mais escuro, quase azul marinho.


Acid Wash: Esse efeito de jeans é resultado de uma lavagem com produtos químicos, que fazem com que a peça fique manchada em algumas áreas, dando um efeito marmorizado. Perto das costuras e detalhes a peça fica com manchas mais escuras e no restante as manchas são dispersas.
Black Jeans: O black jeans diferente do dark índigo, recebe uma em seu processo de lavagem uma coloração, a peça é tingida mesmo, de preto. É um jeans mais agressivo, e lindo também.
Gray Jeans: É simplesmente um jeans na cor cinza, também obtido por processos químicos de coloração. Já esteve em seu auge, mas agora já está mais em baixa. Nem por isso devemos esquecê-los em nossos guarda-roupas.
White Jeans: Esse tipo de jeans recebe um processo de descoloração tão alto que fica quase branco, mas não sem cor. Uma ótima opção pra quem não consegue usar peças totalmente brancas, foi suja bem menos.


Dirty Washed: Essa lavagem dá um efeito de encardido a peça. Efeitos que imitam sujeira, barro e pó, de propósito.
Dip Dye: Seria basicamente o jeans em degradê, começa com uma cor mais escura e termina numa mais clara, ou vice-versa. Em alguns casos entram até outras tonalidades de cor às peças.
Distressed: São aplicados efeitos de desgaste a peça, como lixas, enzimas, pedras e outros efeitos abrasivos para que a peça pareça desgastada, mesmo acabando de sair da loja. Rasgos e manchas são comuns à esse tipo de jeans, que também é chamado de jeans estonado.
Printed Jeans: Seria o jeans estampado, esse tipo de efeito já foi bastante usado e agora voltou a ser tendência. São usados lasers que tiram a coloração da peça de maneira computadorizada, e estampam com diversos desenhos as peças.


Paint Splatter Jeans: É aquele jeans com alguns respingos de tintas, que geralmente foram feitos por máquinas em seu processo de lavagem. Inspirado nas calças dos pintores.
Jeans Metalizado: Esse jeans recebe uma camada de tingimento, que deixa um efeito brilhante, lembrando o couro assim como o resinado, porém as corem variam do dourado, prata e bronze, entre outros.
Jeans Resinado: Também chamado de waxed jeans (jeans encerado) e leather jeans (jeans couro). Esse tipo de jeans deixa a peça parecida com couro mesmo, por causa do efeito da resina. Foi a super aposta deste inverno.
Tie-Dye Jeans: O mesmo efeito tie-dye que conhecemos também pode ser usado no jeans, e ganha um acabamento super bonito.

Outra característica do jeans são as modelagens, que são diversas, tanto pros homens quantos para as mulheres. Selecionei algumas, e vou falar delas aqui para vocês:

Modelagens de Jeans Masculino


Skinny: Cintura baixa, perna e coxas bem ajustadas até o tornozelo. Antes havia um certo preconceito com essa modelagem por ser comparada com modelos femininos, mas agora já é mania mundial.
Boot Cut: Cintura normalmente média, pernas com um ajuste mais profundo nos joelhos e leve abertura até a barra. Também conhecida como calça de cowboy, essa modelagem tem a boca mais larga para ser usada com botas.
Straight: É o jeans tradicional. Cintura média, cortes que delineiam as curvas da perna sem ser justa e nem folgada, perna reta até o tornozelo. Não tem muito o que explicar, é a modelagem clássica e pronto.
Carrot: Cintura normal, gancho mais baixo que o normal, quadris mais largos, e justa do joelho pra baixo. Para nós também conhecida como modelagem "cenoura" porque é essa a ideia do formato da calça. Não confunda com a sarouel, elas têem suas diferenças.
Loose: Cintura normal, pernas bem folgadas até o tornozelo. É como o próprio  nome já diz, bem folgada mesmo, algumas versões ganham bolsos laterais, e daí já podem ser chamadas de calças cargo.
Slim Fit: Cintura mais baixa que o normal, não é exatamente justa, mas acompanha o contorno das pernas. Ela é o intermediário entre a calça reta e a skinny. Pra quem não se sente confortável com uma skinny e não gosta de calças mais largas, a Slim Fit é a escolha perfeita.


Modelagens de Jeans Feminino


Tradicional: Cintura no lugar, corte que acompanha as linhas do corpo, perna mais reta. É o modelo de jeans clássico, antigamente chamado de five pockets, que faz referência as primeiras calças jeans produzidas.Costuma vestir bem todos os tipos de silhuetas.
Skinny: Cintura baixa, pernas bem ajustadas até o tornozelo. Essa é a queridinha do momento.
Slim Fit: Cintura média, pernas mais justas até o tornozelo. Está entre a tradicional e skinny.
Jegging: Cintura baixa, pernas, joelhos e tornozelos muito justos. Esse tipo de modelagem é o mais colado ao corpo possível, normalmente contém na composição do jeans bastante strech.
Boot Cut: Cintura no lugar, justa na coxa até o joelho, e mais aberta até a boca. Tem esse nome porque o modelo facilita o uso de botas por dentro da calça.
Flare: Normalmente de cintura mais alta, a Flare também pode ser chamada de pantalona, e só justa nos quadris até a coxa, e bem mais aberta até a boca.
Boyfriend: É como se fosse um modelo de jeans masculino, mais solto nos quadris, e com gancho mais baixo que o normal, pernas mais soltas. Normalmente usa-se com as pernas dobradas, e a cintura mais "caída".
Carrot: Quadris mais soltos, gancho mais baixo, e pernas mais ajustadas do joelho até o tornozelo.


Bom galera, se pesquisar ainda mais a fundo, o jeans tem muita coisa pra contar, mas fiz um resumo do que consegui aprender, espero que tenham gostado, e que ajude na hora de comprar um jeans novo, afinal, jeans nunca é demais né! rsrs

Beijones pessoal, e até a próxima!

Fael Souza

Fonte: Revista Manequim
Blog Lukkito
Blog Gostei... e agora?