Receita - Sobremesa de Maçã em Camadas


Olá pessoal!



Primeiro post de receita aqui no blog uhul! Eu disse que essa temporada tava cheia de novidades né. Bom, espero que gostem da receita, vamos lá?

Eu tinha um monte de maçã aqui em casa e não tinha noção do que fazer com tanta maçã. Foi então que eu juntei algumas receitas, pesquisei um pouco e inventei essa receita, sobremesa de maçã em camadas.

A receita se divide em quatro partes, então vou ensinar uma de cada vez, e depois explico sobre a montagem.



Primeira Camada: Farofa

Você vai precisar de:
1 pacote de biscoito de maisena
1/2 pacote de biscoito água e sal
3 paçocas tipo rolha
2 colheres de açúcar
1 e 1/2 de manteiga

Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes menos o açúcar e a manteiga no liquidificador, se preferir quebre as bolachas antes de triturar no liquidificar para facilitar o processo. Deixe trituras as bolachas até formar uma farinha, prove e se achar necessário acrescente o açúcar. Despeje a farinha em uma tigela e acrescente a manteiga, mistura até formar uma farofa e reserve.



Segunda Camada: Creme Amarelo

Você vai precisar de:
4 gemas peneiradas
1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite comum

Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes na panela e cozinhe em fogo médio sem parar de mexer até formar um creme, é importante e o creme cozinhe bastante para não ficar com cheiro de ovo. Reserve e deixe esfriar.






Terceira camada: Maçãs Carameladas

Você vai precisar de:
8 maçãs pequenas descascadas e cortadas em cubinhos (na receita eu usei tipo Gala, se preferir usar outros tipo maiores diminua na quantidade das frutas).
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher rasa de canela em pó

Modo de fazer: Lave bem, descasque e corte as maçãs em cubos, reserve numa tigela com água e um pouco de suco de limão. Existem duas maneiras  para o processo de cozimento das maçãs, você pode acrescentá-las a água fervente por um minuto, ou despejar água fervente numa tigela com as maçãs e deixá-las descansando por 10 minutos, para essa receita eu usei a segunda opção.
Em uma panela coloque o açúcar, a farinha de trigo e canela, mexa até derreter e virar um caramelo, acrescente cerca de 1 xícara de água, deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar, se necessário vá acrescentando mais água. Desligue o fogo e junte as maçãs picadas, deixe esfriar e reserve. Depois de frio o caramelo ganha uma consistência um pouco gelatinosa.



Quarta Camada: Marshmallow

Você vai precisar de:
4 claras de ovo
1 xícara de açúcar
1/3 xícara de água

Modo de fazer: Leve o açúcar e a água ao fogo médio, mexa até que forme uma calda em ponto de bala mole, retire do fogo e reserve. Bata as claras em neve até que estejam bem consistentes, sem parar de bater vá acrescentando a calda em fio aos poucos, siga batendo até formar um mashmallow brilhante, só pare de bater quando estiver morno quase frio se não desanda. Reserve na geladeira. Minha dica é colocar as claras para bater primeiro e deixar batendo, depois fazer a calda e ir acrescentando. Se seu mashmallow desandar, minha dica é acrescentar 1 colher de sopa de emulsificante, ele tem a função de incorporar ar durante o processo de batimento da massa.



Montagem: A montagem depende do refratário que você vai colocar a sobremesa, no caso eu usei um vasilhame fundo por isso repeti as camadas, mas se você for usar uma travessa convencional não precisa, basta seguir a ordem: farofa doce, creme amarelo, maçãs carameladas e mashmallow, depois decore com maçãs fatiadas em lâminas (bem fininha). Na montagem que eu fiz depois que todas partes reservadas já estavam frias, eu coloquei camadas de 2 dedos de cada parte, primeiro a farofa, depois o creme amarelo e as maças caramelizadas, repeti essa sequência mais uma vez e finalizei com mashmallow, decorei com algumas fatias de maçã. Leve a geladeira por cerca de 3 horas e sirva gelada. A sobremesa rende bastante, serve cerca de 12 porções ou mais.



Bom pessoal, essa a receita. Espero que gostem, aqui em casa quem comeu aprovou minha invenção e quem fizer a sobremesa comenta aqui contando como ficou.

Beijos e bom fim de semana!

Fael