Image Map

Tudo o que você precisa saber sobre camisas - Parte 1


Olá galera, como estão? Bom, há algum tempo eu comprei um livro chamado "Manual de Estilo", livro originado das muitas pesquisas e publicações da famosa revista Esquire. O livro é basicamente uma bíblia da moda clássica masculina, certamente muitas dúvidas que você tiver sobre o assunto podem ser retiradas nele. Confesso que ainda o li por inteiro, mas o que li já me tirou muitas dívidas, deixou claro muitas coisas e aprendi muitas coisa nova também.

E será baseado nesse livro que eu vou fazer vários posts de agora em diante, acho que um conteúdo tão incrível e complexo deve ser partilhado com vocês aqui. E hoje começaremos falando de camisas sociais, creio que precisarei de mais de um post pra falar do mesmo assunto, então se preparem para posts com continuações. Vamos ao assunto então né?!

Algumas coisas que você precisa saber sobre as camisas:


1. Os botões: Quanto mais encorpados melhor, eles suportam mais às lavagens, os de quatro buracos significam uma melhor fixação na camisa.

2. O botão de baixo: Em camisas sociais bem feitas, as casas dos botões são muito bem cortadas e costuradas verticalmente, exceto pela última que é horizontal, isso porque antigamente era costume prender esse último botão à calça, a pesar das calças de hoje em dia não acomodarem mais esse botão, os melhores fabricantes de camisas ainda seguem a tradição.

3. O colarinho contrastante: Aquele em que normalmente o colarinho é branco, e o resto da camisa é de outra cor ou estampa. Criada para que os indivíduos do colarinho branco pudessem usar camisas coloridas sem perder o status. Agora, o colarinho contrastante é um favorito dos dândis (homens preocupados em se vestir extremamente bem).

4. O malhete: é uma prega que desce do escapulário até o fim da camisa, fazendo a camisa ficar com maior espaço na parte de trás. Normalmente a prega fica na parte central, mas em algumas são duas localizadas uma de cada lado das costas da camisa.

5. O ombro costurado à mão: Apenas camisas sociais de altíssima qualidade (leia-se: cara) a manga será costurada à mão aio escapulário, que é a parte de trás da camisa, aquele pedaço de tecido que cobre a parte do ombro.

6. A nesga: nesga é um pedaço de pano triangular que é colocado entre outros dois pedaços para ampliar. Uma nesga é acrescentada à camisa  para reforçar a parte de baixo, onde a frente e as costas se unem.


A camisa social branca


Todo homem precisa de uma camisa social branca, ela é a mais essencial de qualquer guarda-roupas masculino, seja qual for o seu estilo, mais cedo ou mais tarde você vai precisar dela. Uma camisa social branca é tão essencial no seu guarda-roupa quanto o ar é para a sua sobrevivência, KK'.

A camisa perfeita precisa cair com elegância, o caimento diz muito da peça, ter botões encorpados, ser feita de um bom algodão, e o principal, ela deve ser de qualidade impecável, camisas simples demais revelam quaisquer imperfeições.

Não tenha medo de gastar em uma camisa branca social, pelo menos uma no seu guarda-roupa merece ser "A" camisa, por isso procure por marcas especializadas no assunto, ou ainda melhor vá até um alfaiate e faça uma sob medida, eu garanto que não será dinheiro jogado fora, e serpa um investimento a longo prazo.

Inspirem-se:




Um tipo de colarinho para cada tipo de rosto.



Bom galera, como eu já havia dito, é muita coisa pra um post só, continuaremos o assunto em breve, acompanhem-nos.

Beijones, Fael.